quarta-feira, 3 de março de 2010

Brasil ganhou 94 novas salas em 2009

O circuito exibidor brasileiro ganhou 94 novas salas no decorrer de 2009, segundo levantamento realizado pelo Filme B a partir de seu Banco de Dados. No fim do ano, o circuito contava com 2.096 salas distribuídas em 633 cinemas e/ou complexos. É importante frisar que esse número não conta cinemas situados em clubes e salas exclusivamente culturais. 


Entre as empresas que mais inauguraram no ano passado está a UCI, que abriu um multiplex de oito salas no Shopping Palladium, em Curitiba, e outro de seis salas em Salvador, em parceria com a empresa Orient. A UCI também programa a segunda sala Imax do país, também no Shopping Palladium, em Curitiba, que pertence ao Grupo Dom Bosco, administrador do shopping

O grupo Cinesystem também se destacou em 2009, inaugurando três complexos com um total de 15 salas nas cidades de São José dos Campos, Maringá e Rio de Janeiro (este último na Ilha do Governador). A Cinemark, líder do mercado de exibição brasileiro, abriu dois complexos (Riomar, em Aracaju, com cinco salas; e Pátio Paulista, em São Paulo, com sete salas), mas também assumiu as operações do antigo Hoyts, em Guarulhos, o segundo maior multiplex do Brasil, com 15 salas. 

São Paulo foi, mais uma vez, o estado com maior número de salas abertas (26), embora apenas sete delas (as do Cinemark Pátio Paulista) estejam situadas na capital. O Paraná, com novos cinemas em Curitiba e Maringá, ficou na segunda posição, com 14 novas salas. Bahia e Rio de Janeiro ganharam 11 novas salas cada um, a maior parte em cidades do interior: foram 55 salas, contra 38 das capitais. 

Mesmo mantendo o ritmo de inaugurações anuais, que segue em torno de 100, o circuito exibidor vem registrando um crescimento tímido nos últimos anos, em função do número significativo de cinemas que encerram suas atividades. Embora difícil de determinar com precisão, estima-se que o número de salas fechadas em 2009 tenha chegado a 60, limitando o crescimento real do circuito para apenas 33 salas. Entre as 93 salas inauguradas, duas não resistiram e fecharam as portas ainda em 2009: o Armazém Digital Vassouras (RJ) e o Moviepix, de Jequié (BA). Outro motivo para a queda no número de inaugurações em 2009 é a compra de projetores digitais 3D, que vem exigindo investimentos pesados das empresas exibidoras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário